Buscar

Quero sair do Arduino! Precisa?

Já está há muito tempo nele? Então quer dizer que vai continuar só com Arduino para sempre?


A gente sabe todas vantagens da plataforma do Arduino:

  • placa prontinha, só conectar na USB e programar;

  • há muita referênica de códigos de exemplo dentro e fora da plataforma para fazer o que quiser;

  • centenas de módulos para tudo que precisar;

  • um monte de bibliotecas bem simples de usar.

Realmente é uma plataforma muito boa para prototipar e iniciar os estudos em programação embarcada.


Uma coisa muito legal do Arduino é que a partir daí começa-se a pegar uma boa noção de programação e pode ir tão fundo nos códigos quanto desejar.


Mas agora pense:


O que o Arduino está facilitando para você?

A resposta pode ser simples, mas as consequências delas podem ser um pouco doloridas de se ouvir.


Os circuitos estão prontos!


Você saberia montar um Arduino, projetar todo circuto e layout? No projeto há muito boas noções de eletrônica essenciais para os circuitos embarcados, no mínimo. Poderia dizer para quase todos.


Por exemplo: reguladores de tensão, proteção de corrente, or-ing de fontes, capacitores de desacoplamento, dropout, separação de circuitos analógicos e digitais. Há muito mais que isso.


As bibliotecas também estão prontas!


Você sabe como funciona esses tópicos? Sistema de registradores, definicão de escopo de variáveis, utilização de ponteiros, criação de bibliotecas? Não preciso nem falar, né?


Consequências


Vamos ser sinceros, você pode até saber aprender bastante de programação se quiser, mas e a eletrônica em sí? Fica para depois?


Acho que existem alguns problemas.


  1. O mais perigoso é achar que é o bonzão da eletrônica. Eletrônica não tem fim, mas utilizando só Arduino você pode estar ainda mais longe do fim. Isso vai te afundar na ignorância;

  2. Sua forma de pensar pode engessar. Você pode condicionar suas lógicas a montar sistemas sempre utilizando bloquinhos prontos, tanto código quanto eletrônica.


Pois bem, se sabe recriar tudo do Arduino e só precisaria de tempo para isso, mas ainda sim utiliza a plataforma, deve ter um motivo:


você deve estar utilizando para testar seus projetos, módulos, circuitos, algorítimos e fazer outros tipos de validação.

Mas se vê que está defasado no conhecimento e a resposta para a primeira pergunta for sim, então pode ser necessário pensar além. Se coloque no desafio, busque outras plataformas, outros modos de fazer a mesma coisa. O que é difícil para você? Quer ser bom a ponto de estar satisfeito com seu conhecimento? Não desvie do objetivo e saia da zona de conforto.

Se não consegue sair, pelo menos vá entender com certeza o que está acontecendo em todos o detalhes do Arduino.

Idade não é justificativa. Dinheiro não é justificativa. Nem mesmo tempo é justificativa. Se é sua prioridade, vá e faça! Estou ainda para escrever como sair do Arduino e ir para outros mundos.


Não concorda com o que eu disse no artigo? Manda nos comentários, vamos debater.

33 visualizações0 comentário