Buscar

Optoacopladores lineares: LOC110

Com um só led e dois fototransistores em um só encapsulamento é possivel isolar sinais analógicos.

o LOC110


Esse dispostivo é um optoacoplador linear capaz de isolar até 3750 volts rms. Seu conjunto óptico é composto de apenas um LED emissor e, ao contrário dos optoacopladores mais comuns, possui dois fotodiodos.


diodo de saída

Por esse diodo pode circular uma corrente relacionada à corrente do LED emissor. Essas correntes se relacionam linearmente por uma constante.


diodo servo

Tendendo a possuir características idênticas ao fotodiodo de saída, esse outro diodo é utilizado para dar feedback do sinal que está sendo expresso na saída, atuando como um espelho.


Contudo, como era de se esperar, nem tudo é perfeito. Ele possui um constante de relação que diz respeito a resposta relativa entre os fotodiodos detectores, expressando o quão semelhantes

são suas respostas ao sinal de entrada.




Ainda sim, com esse tipo de construção é possível compensar características de resposta em frequência e variações por temperatura, já que o fotodiodo servo permite operar o circuito com em uma malha de realimentação virtual.


aplicações


Umas das aplicações desse tipo de componente é em aparelhos de medição e teste industriais, sistemas de comunicação e médicos. Em geral, aplicações que requeiram linearidade entre os sinais de entrada, além do isolamento galvânico entre eles. Conhecia esse tipo de componente? Bem incomum, né?

35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo