Buscar

Autorouter com KiCAD em 4 passos

Muita gente torce o nariz quando houve "autorouter". Acredito que seja um por ouvir professores, profissionais e até mesmo de hobbystas que autorouters não prestam.

Uma grande, negativa e infeliz mentira!

Vou escrever um passo-a-passo aqui de como utilizar o freerouting. Comentários sobre a técnica de utilizar autorouter em projetos, problemas, especificidades, etc., ficam para um próximo artigo. 0. Baixe o freerouting

Antes de qualquer coisa, baixe o freerouting. Ele está disponível em vários repositórios no github. Mas vamos com esse aqui: freerouting.mihosoft.eu.


1. Exporte o .dsn


Abra seu layout do KiCAD ou esse aqui que deixei de exemplo e exporte o layout.

ProjetoUtilizandoFreerouting
.zip
Download ZIP • 2.51MB

Vá em File > Export > Specctra DSN...



2. Importe no freerouting


Clique no botão Open Your Own Design e localize o arquivo .dsn. Logo em seguida ele abrirá um tela como essa:


3. Inicie o roteamento


Clique em Autorouter e pronto! Aqui ficou assim:


4. Exporte e Importe de volta no KiCAD


Ainda no freerouting, vá em File > Export Specctra Session File. Um arquivo .ses será salvo no mesmo local de onde você abriu o .dsn. Em seguida, no seu layout do KiCAD, vá em File > Import > Specctra Session... Depois de importado para o KiCAD:


4.1. Passe o DRC


Isso não faz parte exatamente no processo, mas é de extrema prudência. No KiCAD, vá em Inspect > Design Rules Checker. Aqui o GND de alguns resistores ficaram desconectados. Então passei trilhas ao norte e ao sul do botão.


Layout pronto!


Agora, o que você não tenha gostado do resultado do autorouter você pode ajustar. Há algumas coisas que alteraria. E uma observação: essas correções são detalhes de configuração do próprio autorouter. Esse foi um exemplo rápido sem muitas configurações e avisos. Em breve, escreverei um artigo falando mais um pouco desse autorouter e como configurá-lo.

Você alteraria algo nesse layout?
86 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo